SEJAM BEM-VINDOS!

"Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública". (Anísio Teixeira)

29 maio 2010

VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO

O Encerramento.......








O encerramento do nosso estágio foi muito lindo! Como trabalhamos durante o estágio com o projeto de música, cada dupla ficou responsável pela apresentação de um gênero musical, que foi dividido da seguinte maneira: Sayonara e Fernando com forró; Ivonélia e Janyne com sertanejo; Eliana e xavier com Gospel; Tiara e Aline com MPB e Graziela e Luana com Axé. Ao final fizemos uma exposição na área externa do IERP, onde foi colocado um Baner com a biografia do cantor homenageado e mesas, onde foram expostas as produções dos alunos (exercícios, avaliações, trabalhos em grupo, enfim todas as atividades que eles realizaram durante o estágio), bem como as telas que os alunos pintaram representando a compreensão da música trabalhada e escolhida pela sala e além das lembranças do estágio. Após esse primeiro momento, fomos para o auditório do IERP, onde Fernando e Janyne apresentaram toda a programação do encerramento. A princípio foram chamados as professoras regentes, a coordenadora, a diretora, a vice diretora para entregar flores e agradecer pelo período que estivemos no IERP, em seguida homenageamos de forma carinhosa e especial com um buquê de rosas vermelhas a nossa professora Socorro, que muito nos ajudou para o sucesso do nosso estágio, sendo inclusive apelidada carinhosamente por nós como “Gauthier” rsrrsrsrsr!!!, dado o seu empenho na educação. Este foi uns dos teóricos que permeou a nossa trajetória do estágio. Prosseguindo cada dupla de estagiário apresentava um slide, um aluno que falava sobre a biografia do cantor de acordo o gênero musical escolhido pela turma, seguindo apresentava uma dança sobre o seu gênero musical. Para finalizar o estágio todos os alunos e professores voltaram para a área externa do IERP, para entregar as atividades, os trabalhos e as lembranças. E depois fomos merendar um delicioso acarajé com refrigerante... Foi uma festa supimpa e muito linda!



Detalhes finais... dupla parada dura!





Como eu e Fernando ficamos com o gênero musical Forró fui caracterizada como tal para representar melhor a nossa exposição do trabalho. O cantor escolhido, trabalhado e estudado pela turma foi Luiz Gonzaga e para a culminância do projeto a nossa turma escolheu a música “o xote das meninas”. Fizemos um baner contendo introdução, objetivo, metodologia, desenvolvimento e considerações finais.... O nosso baner ficou maravilhoso!

Foi muito prazeroso organizar a nossa festa, pois encadernamos as atividades dos alunos, expomos as telas feitas por eles, revelamos um foto grande da turma com a gente para por na mesa e colocamos a nossa lembrança do estágio que foi um cd contendo todas as músicas trabalhadas em sala de aula e todas as fotos que tiramos nesse período. Ficou muito legal! Eles amaram...

A nossa apresentação no auditório foi linda, pois mostramos através de slides momentos compartilhados com os alunos, em seguida a nossa aluna Lívia foi a frente do palco e falou sobre a biografia de Luiz Gonzaga e depois algumas alunas apresentaram uma dança embalado ao som da sica “O xote das meninas” de Luiz Gonzaga.

Foi uma linda festa de encerramento de estágio, recebi dos meus alunos presentes e bastantes bilhetes e me emocionei quando vir alguns alunos chorando, foi difícil segurar a emoção, mas me segurei para animá-los. Todos fizeram questão de me beijar e abraçar e pediram para eu ir sempre visitá-los e que iriam sentir saudades... saudades já estou sentindo!

Tudo que vivi só fez reforçar a minha vontade de ensinar e dar o melhor de mim para tentar mudar a realidade triste e angustiante que se encontra a educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão revisados antes da publicação.