SEJAM BEM-VINDOS!

"Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública". (Anísio Teixeira)

07 julho 2010

TODOS COM NÍVEL

Professor tem que ter nível!

Olha aí uma boa noticia. Esta em vias de aprovação no Senado o projeto de lei que torna obrigatória a formação universitária para professores da educação básica. A proposta estabelece um prazo de seis anos para que os docentes sem nível superior possam continuar a exercer seus trabalhos nas escolas da rede pública. Como matéria já foi aprovada pela Comissão de Educação do Senado, ela será remetida para a análise em plenário. Se aprovado seguirá para a sanção presidencial. Esse projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, que não previa a necessidade de curso superior para esse caso. Foi incorporado ao projeto como incentivo aos profissionais do magistério a concessão de bolsas de iniciação à docência para universitários de cursos de licenciatura.

Vamos aguardar!


06 julho 2010

JOVENS E NA CONTRAMÃO


Olha aí turma, mas uma matéria interessante e preocupante pra gente refletir!


Levantamento feito pela Secretaria Nacional de Políticas Antidrogas aponta que quase metade dos universitários brasileiros já experimentou drogas ilícitas. O levantamento ouviu cerca de 18 mil jovens matriculados em instituições públicas e privadas de ensino superior das 27 capitais brasileiras. Entre os entrevistados, 40% usaram duas ou mais drogas nos últimos 12 meses e 43% disseram “já ter feito uso múltiplo e simultâneo” dessas substâncias. E tem mais, o estudo apontou que 22% dos universitários estão sob risco da dependência química de álcool. Outra parcela menor de 8% corre o risco de depender da maconha.

Segundo a pesquisa, o uso de substâncias ilícitas é maior entre os universitários das regiões Sul e Sudeste, de mais de 35 anos, que estudam em instituições privadas e estão matriculados em cursos da área de humanas no período noturno.

O estudo ressalta que a prevalência do uso de álcool, tabaco e drogas entre os universitários brasileiros é semelhante à verificada entre os jovens dos Estados Unidos. Mas há algumas peculiaridades: entre os estudantes norte-americanos é maior o uso da maconha e, no Brasil, o percentual de universitários que declararam usar inalantes é superior ao daquele país.

E aí pessoal, é preocupante ou não esse avanço das drogas na nossa sociedade, principalmente entre os universitários que serão futuros formadores de opinião.

É isso, o consumo de drogas ilícitas para algumas pessoas pode até parecer uma coisa individual, banal, isolada e que só prejudica as pessoas que consomem, mas não é bem assim o que anda ocorrendo. Por trás do “mercado das drogas” estão às raízes de vários malefícios, como assaltos, seqüestros e assassinatos, além de ser a principal fonte de financiamento do crime organizado. Vale ou não vale uma reflexão.


Fonte: Agência Brasil