SEJAM BEM-VINDOS!

"Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública". (Anísio Teixeira)

10 março 2010

FUGINDO DA SALA DE AULA

Colegas, façam seus comentários sobre a pesquisa feita pela fundação Victor Civita e divulgada pela revista nova escola (Docência: uma carreira desprestigiada), onde é sintetizada mais uma preocupação para a educacão brasileira.

Docência: uma carreira desprestigiada

Levantamento realizado pela Fundação Victor Civita comprova uma percepção alarmante: a profissão docente não é considerada uma opção atraente pelos estudantes do Ensino Médio. Apenas 2% desejam cursar Pedagogia ou Licenciatura. 

Embora essa impressão tenha se espalhado até mesmo entre quem não é da área, faltava dimensionar com contornos mais nítidos a extensão do problema. A área de Estudos e Pesquisas da Fundação Victor Civita (FVC) encomendou à Fundação Carlos Chagas (FCC) um mergulho no tema e os dados comprovam: apenas 2% dos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio têm como primeira opção no vestibular graduações diretamente relacionadas à atuação em sala de aula - Pedagogia ou alguma Licenciatura. Outros 9% mencionam a intenção de cursar disciplinas da Educação Básica, como Letras, História e Matemática, o que não garante que venham a se interessar por lecionar.




Pedagogia e Licenciaturas são a escolha de apenas 2% dos entrevistados.
  










Fonte: Revista Novaescola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão revisados antes da publicação.