SEJAM BEM-VINDOS!

"Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública". (Anísio Teixeira)

08 março 2010

POR QUE O ESTÁGIO PARA QUEM NÃO EXERCE O MAGISTÉRIO: O APRENDER A PROFISSÃO

Síntese do texto: Maria Socorro Lecena lima
Selma Garrido Pimenta

As autoras trás nesse texto uma rica discussão, que perpassa desde a preocupação de profissionais de várias áreas do conhecimento em ter um diploma ou adquirir uma certificação, e aos alunos que não exercem o “magistério” e se ver diante de tantas dificuldades por não ter tido nenhuma experiência na área. Então, nesse capítulo as autoras propõem refletir sobre as especificidades do estágio e da prática de ensino para quem ainda não exerce o magistério, trazendo também: elementos para a compreensão do estágio como oportunidade de aprendizagem da profissão docente e de construção da identidade profissional; busca evidenciar o verdadeiro sentido da profissão, o que é ser professor na sociedade em que vivemos, como ser professor, a escola concreta, a realidade dos alunos nas escolas de ensino fundamental e médio, a realidade dos professores nessas escolas, entre outros.
Esse capítulo também contempla mais quatro subtítulos como: Perspectivas e dificuldades do estágio para quem não é professor; Universidade, estágio e escola: um trânsito entre diferentes culturas institucionais; Sobre ensinar e aprender a profissão docente, e no último subtítulo é: Para finalizar: sugestões, caminhos, possibilidades.

Ponto de vista: Percebemos que o maior entrave do curso de Pedagogia ainda é o estágio, pois a “obrigatoriedade” de fazê-lo nos remete aos conteúdos abordados durante o curso, recorrendo aos teóricos para que possamos lhe dar com uma realidade que estar posta, onde há uma grande necessidade de se ter no mínimo um pouco de domínio de tais reflexões para que se faça um bom estágio. Acredito que não é apenas a falta de preparo didático que faz com que o estágio seja tão temido, mas talvez o medo do novo do que irá encontrar na sala de aula, o desconhecimento da realidade vivida, que talvez se resuma na falta de convívio e de uma participação ativa na sociedade que a todo o momento vivencia-se uma nova realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão revisados antes da publicação.